Chegamos em Puerto Natales -Patagônia Chilena na noite da virada 2014/15, depois de 18 horas de ônibus desde Ushuaia, (veja o post de como descobrir a Patagônia, lá tem dicas de locomoção e quantidade de dias em cada cidade e tudo mais). Estávamos exaustos mas como bons boêmios procuramos por uma festa pra virar o ano; chegamos em um bar que tínhamos indicação, o Baguales, porém por lá estava tendo uma festa fechada. Aí saímos a andar procurando outra opção. Acabamos por encontrar o barzinho abaixo:

Bom, a Patagônia é roots mesmo, simples e autêntica, tão autêntica que o brinde para a virada foi com um drinque muito estranho de melancia na vodca.
Bom, na segunda noite então fomos ao Baguales, o bar mais falado da cidade.

O lugar é um restaurante durante o dia e cervejaria a noite e possui a própria cerveja artesanal. Infelizmente, não curtimos nem um pouco a cerveja da casa. Pegamos uma jarra de um litro mas não bebemos nem a metade (e olha que somos apreciadores das artesanais). Simplesmente a cerveja que não estava pronta! Dava para sentir todos os ingredientes separadamente.

De qualquer forma vale ir lá conferir pois o bar é bem legal. Se também te servirem uma cerveja “verde”, depois você me conta. Segue o site deles: http://cervezabaguales.cl/
Para almoçar recomendo o restaurante El Bote!

Segue o link deles no Trip Advisor:https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g297400-d3606531-Reviews-El_Bote-Puerto_Natales_Magallanes_Region.html
Onde ficar em Puerto Natales:
Hostal Lili- Patagônicos, um dos, senão o melhor da cidade: Serve um ótimo café da manhã, tem um excelente atendimento e o ambiente e os quartos tem cheirinho de limpeza; Estavamos precisando disso já que o hostel de Ushuaia tinha sido roots demais.
Pegamos um quarto triplo com banheiro (e banheira), televisão, frigobar, tudo em excelente estado. Valores atualizados por volta de R$ 198,00 a diária.
Link deles:
http://www.lilipatagonicos.com/es/
O que fazer em Puerto Natales.
A cidade é porta de entrada para o famoso Parque Nacional Torres Del Paine, que foi eleito a Oitava Maravilha do Mundo; abaixo a nota que saiu no G1 sobre:
Meu relato: é maravilhoso, estupendo, divino e por aí vai….

O Parque Nacional Torres Del Paine pode ser conhecido de duas formas: pegando uma van na cidade de Puerto Natales e assim fazer um dia inteiro de passeio pelos pontos alcansáveis de carro, tendo algumas vistas principais do parque, ou se pode acampar no parque e fazer o circuito “W” que dura 5 dias de caminhada em meio ao parque; parece ser fantástico, em uma próxima queremos nos aventurar.
Segue links para maiores informações sobre o circuito. http://www.andesmountain.cl/1B-W-7-dias-Torres-Paine-Chile/W-circuit-7-days-Torres-del-Paine.html
http://chile.travel/pt-br/onde-ir/patagonia-e-antarctica/torres-del-paine/circuito-w/

Nós compramos um pacote onde a van nos pegou pela manhã no hostel e passamos o dia no parque. Fizemos várias paradas para fotos nos pontos principais e caminhamos por uns trechos para termos uma vista melhor.
Esse pacote hoje custa cerca de R$ 665,00 por pessoa com translado e entrada no parque e na gruta. Sugiro que já contrate esse passeio antes de ir, pois não é legal ir a Puerto Natales e não o fazer… esse passeio tu também podes contratar no decolar.
Para ingressar no parque é necessário apresentar o passaporte.
Seguem algumas fotos do passeio:

O rio que percorre no parque é resultado do degelo das geleiras e por isso tem essa cor turquesa, assim como os lagos que por sua vez concentram ainda mais essa cor. É simplesmente fantástico, dispensa o uso do photoshop.

Depois a Van parou em um ponto e seguimos numa caminhada até a uma vista de onde se via a parte de trás das torres e a cordilheira que se forma ali. Fantástico.

No caminho se pode ver os estragos de um incêndio que iniciou no parque nos últimos dias de 2011 e se alastrou atingindo mais de 17mil hectares. Isso nos deixou um pouco tristes, ver o tamanho do estrago na natureza que possivelmente foi causado por um turista desatento.
Na estrada também se pode ver as alpacas que ali vivem livremente. Por vezes o motorista precisava parar para esperar algumas delas atravessarem.

Também não poderia deixar de postar a foto do cavalo mais bem localizado que já vi (olha que lindo o lugar que ele está), se bem que vegetação para ele se alimentar no inverno deve ficar bem escassa.
Mais tarde fizemos uma parada em um lago onde havia estrutura para um piquenique; adivinhem o que levamos? nosso tradicional pão com ovo (lanche oficial patagônico) e para beber suco de pomelo!
O lago ao nosso fundo era fabuloso (e gelado), mas mesmo assim dois alemães malucos tiveram a brilhante ideia de se banhar ali. Ao retornarem nos passaram a sensação de frio insuportável; deve ter sido uma péssima ideia.
A outra parada que fizemos foi para avistar uma geleira onde fizemos uma caminhada de mais de 1 hora de ida e 1 hora para volta.

O glaciar era bonito mas ficamos bem distantes. Sem problemas pois em El Calafate teríamos o “Perito Moreno”, muito maior e com melhor estrutura.
Outra atração do passeio foi a Caverda do Milodon.
Bonita, mas comparado a tudo que havia visto naquele dia ficou sem graça.
Bom, esse passeio é lindo e inevitável se fazer este estando na Patagônia. Meu desejo é um dia retornar para fazer o circuito W, nessa trip agrupamos muitas cidades e todas elas com distâncias consideráveis e então não daria para incluir 5 dias acampados no parque, mas voltaremos!
A cidade de Puerto Natales:
Ficamos em Puerto Natales 2 dias: No primeiro descansamos e conhecemos a cidade e o seu porto; estávamos exaustos da viagem desde Ushuaia. No segundo dia fizemos o passeio pelo parque que descrevi acima.
A cidade é bastante simpática e como era dia 1º de janeiro estava bem tranquila.
Depois dos dois dias passados no Chile partimos novamente para a Argentina, para El Calafate conhecer o Perito Moreno.

Para saber como de locomover na Patagônia veja o post: https://fridaviaja.wordpress.com/patagonia-2/patagonia/
Até mais, nos veremos em El Calafate!
Deixe um comentário