A capital da República Tcheca 🇨🇿 é a mais nova integrante das cidades mais visitadas do mundo. Seja pelas construções ou pelas belas paisagens com o rio Vltava. Praga é um destino obrigatório para quem vai para os lados do leste europeu.
Algo que identifica Praga e toda República Tcheca é a cerveja e a quantidade/constância que o povo de lá bebe, se você acha que alemão é o “psuff” (bebaço) do mundo, é porque você ainda não conhece os Tchecos… Sobre a cerveja, farei um post especial da cidade de Pilsen (onde foi inventado esse tipo de cerveja, que hoje é a mais consumida no mundo todo).
Então vamos de dicas “praguedo”:
MOEDA:
A República Tcheca assim como outros países do leste europeu não aderiu ao Euro, o que causa muita estranhesa, mas é vantajoso para nós Brasileiros; por exemplo no mercado o custo das coisas fica bem próximo ao nosso. A moeda é a Coroa Tcheca e a conversão para nós brasileiros é algo entre 5 a 6 coroas para cada 1 real.
TRANSPORTE PÚBLICO:

Praga tem metrô e trem que funciona muito bem, mas o melhor é utilizar o tram que te leva pela cidade e não te deixa fora do clima “praguedo”.
O metrô ou o tram custa 24 coroas para 30 minutos, 32 coroas para 1:30h e 110 coroas para 24 horas.
E mesmo com o tram, não deixe de perambular a pé pelas ruas de pedra do centro histórico, é fantástico.

Ah e uma dica de como ir para seu hotel e depois para fazer os passeios é sempre consultar o google maps e escolher a opção “transporte público”, aí tu já vais ter as informações de qual estação pegar e em qual descer. Esse mundo moderno é o máximo, utilize!
HOSPEDAGEM

Ficamos em um Aparthotel muito bacana, confortável, daqueles lugares que você não quer ir embora. Único inconveniente é que tivemos que trocar de quarto pois haviam feito reservas de 2 dias + 1, mas também não foi um problema, conversamos na nossa língua e a recepcionista na dela e por incrível que pareça conseguimos sair de um apart e entrar no outro no mesmo horário.
Esse apartamento tinha banheira, cozinha toda montada e equipada para preparar o que quiséssemos. Outra super ajuda foi a máquina de lavar roupas que tínhamos a nossa disposição, quando se viaja com pouca bagagem, estas valem ouro, hehe.
A diária deste apartamento foi de 52€ e reservado pelo Booking.
O Angel City Aparthotel fica na Ostrovského 20. Super bem localizado, perto da estação de metrô e tram. Perto de um shopping com um supermercado que vende chocolate Milka de 300 gr. por 11 reias, fica a dica, hehe.
O QUE FAZER EM PRAGA:
Bom, Praga é aquela cidade para ser vista de cima – conhecida como a cidade das 100 cúpulas e estas na maioria são douradas. Há varios lugares e torres para ter a vista de vários ângulos diferentes. Não subi em todos, porque né?! Mas subi na Torre de Pólvora e fiquei encantada com a vista…
E além das vistas do alto, Praga é uma cidade para bater perna; são muitos prédios incomuns, estes que estão muito bem conservados guardam toda a história para ser contada. Por isso não é atoa que o centro histórico está no seleto grupo dos Patrimônios da Unesco.
Segue abaixo aqueles lugares a serem incluídos no roteiro:
CASTELO DE PRAGRA:

– Castelo de Praga foi contruído no século IX e qual abriga a Catedral de São Vito, Basílica de São Jorge, jardins e Rua Dourada. Isso mesmo, não é apenas um castelo, é uma pequena cidade. Nessa viagem aprendi que castelo não é uma casa grande e luxuosa, castelo é um agrupamento de tudo o que se precisava na idade média: igreja, restaurantes… tudo em sua volta sem precisar passar da porteira, hehe.
Para visitar a cidade do Castelo você não precisará desembolsar coroas, a menos que você queira entrar nos lugares. As principais atrações para se entrar são a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge, a Rua Dourada, o Antigo Palácio Real e a Torre Daliborke. Esses lugares fazem parte do Circuíto B, que custa 250 coroas e se fores querer utilizar o autoguia (que precisa ficar segurando na orelha e que da caimbra no braço) custa mais 350 coroas.



RUA DOURADA
Na rua dourada sugiro que tu entre em cada portinha para se encantar com as moradias pequeninas que estão preservadas para traduzir a você a história deste lugar. E também suba as escadas para que você possa conhecer as armaduras e arsenal utilizado nas batalhas.


Do Castelo também é possível ter um a boa vista da cidade de Praga, não deixe de observar. Digo isso pois vais ter tanto o que olhar, pois até o chão é icônico que você acaba esquecendo de querer ver o que está mais longe de seus olhos.

MALÁ STRANA.
É o bairro em volta do castelo, que é o mais charmoso de Praga. Ande devagarinho por ele para absorver todo o charme deste lugar.
PONTE CARLOS (Karlův most)
É a ponte mais antiga de Praga, construída em 1357 ligando a cidade velha a Malá Strana, passando sobre o Rio Moldava.
A ponte de pedra com os 30 monumentos de santos da um certo arrepio, hehe. Mas é só lendária e cheia de história, pode andar tranquilamente nestas pedras que atravessam o rio.
Tem um monumento que tu vais ver a turistada toda passando a mão e se tu não tiveres lido antes sobre, vai esfregar também, hehehe. Eu descobri depois que foram as agências de turismo que inventaram isso e dizem que se encostar ali você irá voltar em breve a Praga. Por via de dúvidas, esfregue também. hehe

CIDADE VELHA
Depois da ponte minha dica é ir até a Cidade Velha, também chamada de centro histórico, hehe.
E ali é necessário ficar bem atento para não perder nenhum monumento, pois os prédios são altos e se você se distrair é capaz de passar na frente e não encontrar por exemplo o mais famoso relógio astronômico.

Uma das coisas que não entendi foi como deixaram tapar a fachada da igreja, aff.


Dizem que esse relógio foi constuído por uma artista e que depois que ele terminou a obra o rei mandou cega-lo para que não fizesse mais nenhuma obra tão bela quanto essa e assim Praga fosse a única cidade a ter esse relógio tão íconico. Tomara que seja apenas uma lenda…



TORRE DE PÓLVORA
É uma torre gótica, construída em 1475 na entrada da cidade velha, que tem uma vista maravilhosa da cidade das 100 cúpulas. Nesta tem que subir, mesmo com unha encravada, hehe.
Custa 100 coroas e está aberta todos os dias, abaixo seguem os horários que está aberta para visitação:
– novembro a fevereiro: das 10h às 18h
– março e outubro: das 10h às 20h
-de abril a setembro: 10h às 22h

BAIRRO JUDEU – JOSEFOV
Ao caminhar por esse bairro foi me batendo uma compaixão pelos judeus, poxa, os caras viviam atrás de murros nesse bairro, como se tivessem uma peste transmissível.
O tour pelo bairro tem várias sinagogas e um cemitério; eu acabei não indo no cemitério porque estava fechado. Mas o tour pelas sinagogas vale muito, mesmo que seja só de passagem.
As principais sinagogas a serem vistas são: Sinagoga Velha Nova, Sinagoga Maisel, Sinagoga Pinkas, Sinagoga Klaus, Sinagoga Espanhola.
A Espanhola é a mais recente das sinagogas e é considerada uma das mais bonitas, eu me apaixonei por ela. Foi construída em 1868 e hoje há um museu lá onde se pode ver uma exposição sobre a vida dos judeus das últimas décadas.

Ah uma dica para quem quer ver moda em Praga, as mega lojas de luxo estão neste bairro. A rua que mais concentra lojas é a Pariská.
Do bairro judeu é interessante fazer um passeio pelo rio Moldava, subindo pela rua Pariská se chega a Ponte Cechuv onde saem passeios de barcos, se tiveres como, aproveite.

PRAÇA VENCESLÁU

A Praça Vencesláu é o centro da cidade nova. A praça foi local de muitos acontecimentos históricos, inclusive ali ficava um mercado de cavalos, mas o que mais marcou foi em 1989 quando uma manifestação contra a brutalidade policial deu início à Revolução de Veludo e à queda do comunismo.

RESTAURANTES;
Tenho duas ótimas recomendações, mas deve ter muitas boas opções, se ficares mais dias procure no trip advisor que terá mais boas opções.
RESTAURANTE CERVEJARIA DUAS GATAS
Esse é um daqueles lugares bem tradicionais que se mantém igual, com o mesmo atendimento, boa comida, cerveja própria e o melhor preço bom. Esse restaurante é muito frenquentado pelos locais de Praga.
A minha dica de acompanhamento da cerveja que custa o equivalente à 5 reais meio litro (cervejeiro é assim, vai no restaurante para beber e aí pega algum acompanhamento), mas este lugar é quase que obrigatório tu pedir o prato típico da República Tcheca, o Goulash que é uma espécie de carne de panela que acompanha um pão cozido e um molho maravilhoso (custa o iquivalente a 40 reais e serve duas pessoas). E para entrada peça a sopa de alho que considerei a melhor sopa da minha vida e custou apenas 7 reais.
O restaurante fica no centro histórico, na rua Uhelny trh 415/10
STAROPRAMEN
Essa é a mais antiga cervejaria de Praga, fundada em 1869. Visitamos somente o restaurante/bar que fica no bairro Andel, na rua Nádražní 43/84. Se tiveres tempo, sugiro a visita à fábrica da cervejaria, que deve ser legal; não fizemos pois já tínhamos no roteiro ir a Pilsen e lá visitar a Pilsner Urquell.
Neste lugar as refeições são um pouco mais aprimoradas e também mais caras por isso, mas vá ao menos para um chopinho.
No mais, curta muito Praga, é uma cidade de clima bom, os Tchecos são acessíveis e prestativos, mas não esqueça que o intuíto sempre é de lhe vender algo, eles aproveitam bem o turismo. Eu não vejo problema em pagar por usar o banheiro (até mesmo os das estações de trem precisa pagar para usar), pois todos são bem cuidados, que é o que não temos no Brasil (salvo em Gramado que tem banheiro público de graça na praça e é muito bem cuidado). Encontramos um casal brasileiro que estava chateado por sentir que a bondade era comércio, realmente é verdade, mas o que vejo é que os brasileiros disfarçam bem suas intenções e já os europeus são diretos e retos, hehe.
E não há problema nenhum pagar em pagar 10 coroas para fazer um pipi, quando posso tomar cerveja de 500 ml por 5 reais. É o paraíso.
Outra delícia de Praga e de toda a República Tcheca é o trdlo, que é um sorvete com casquinha especial, essa que é feita com uma massinha assada em rolinho e assucarada (parece cueca virada ou donut). Não é barato como a cerveja, mas é imperdível.
Próximo post realatarei um bate volta à cidade de Pilsen e a cervejaria Pilsner Urquell.
Deixe um comentário