Santa Maria do Herval e suas belezas: Caverna dos Bugres, Cascata do Herval.

Santa Maria do Herval faz parte da Rota Romântica que é uma rota que passa por várias cidades de origem germânica na subida da serra gaúcha.

É uma cidade abençoada com belezas naturais e mantida por seus moradores com muito capricho. Além disso, tem uma das Igrejas mais lindas da região, a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, uma obra de 1910. Pertinho da Igreja tem um armazém da família Kileing que funciona a mais de 100 anos e a surpresa? Ele se mantém praticamente igual, com atendimento de balcão, freezer da Kibon, tudo aquilo que a “gurizada” dos anos 50 em diante vai encher os olhos de água ao ver.

Já conhecia bem Santa Maria do Herval por causa da Kathoflenfesf (festa da batata, que acontece por lá todos os anos) e também do restaurante Altes Sagewerk (que funcionava num antigo moinho e tinha uma ótima comida), mas infelizmente fechou… aproveitando, alguém me indica um no mesmo estilo? deu até água na boca em lembrar. Outra atração por lá (já fiz um pedal que mostrei aqui) é a Cascata dos Marcondes, que achei belíssima.

Aí nesse final de semana fui atrás de ver a tal Caverna dos Bugres, a qual já foi habitada por índios caingangues. E ela é linda!!!! Linda demais!

📍CAVERNA dos BUGRES

Fica pertinho do centro, não sei como eu não conhecia.

Agora já sei de um lugarzinho para ir tomar um chima e descansar as vistas vendo aquela água correr, sim água, como se não bastasse a caverna, a natureza colocou ali uma cascata belíssima.

A impressão que se tem quando se chega lá é que se entrou num lugar encantado.

A Caverna dos Bugres fica a 1 km da Igreja, tem entrada free e não há horário de visitação, estando sempre aberta.

Não é permitido banho e fazer fogueiras por lá.

É um lugar que se pode levar crianças e pessoas de idade pois é de fácil acesso.

No caminho da caverna você vai passar pelo Museu Professor Laurindo Vier. Este, até o final do ano deve estar aberto novamente, lá estão em exposição várias maquetes de casas de arquitetura germânica, algumas destas são da região e ainda estão de pé.

📍 Cascata do Herval.

Para aproveitar ainda mais, ficando distante da igreja somente 2 km está a Cascata do Herval, que fica junto com uma barragem.

Para aproveitar ainda mais, as belezas de Santa Maria do Herval e se você NÃO estiver com CRIANÇAS, indico conhecer a beleza da Cascata do Herval.

A Cascata do Herval fica distante da Igreja somente 2 km e em relação a Cascata são 3 km.

Eu fiz todo o trajeto caminhando e tbm indico porque assim se absorve muito mais do clima tranquilo desta bela cidade.

A Cascata do Herval fica junto com uma barragem da CEEE.
-A entrada também é free, porém lá não indico levar crianças pois parte da escada é lisa, outra parte de escada tem corrimão só de um lado e degraus estreitos.
Ouvi dizer que a prefeitura está em negociação com a CEEE e tão logo esse lugar oferecerá mais segurança.

Agora, tomando todos os cuidados (calçado adequado ajuda muito) e não passando as barreiras estabelecidas, o lugar é lindo!
A trilha vai até atrás da queda de água e de lá se tem uma bela vista do vale partindo da cascata, um espetáculo de cartão postal!

Importante dizer que não há um mirante ou algo assim, então se estiver com crianças nem perca a viagem, fique pela Gruta dos Bugres que aproveitarás mais.

Desfrutem de Santa Maria do Herval e depois me digam se gostaram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: