Dia 6 na Rota Romântica da Alemanha: Castelo de Neuschwanstein, Schloss Hohenschwangau e Füssen.

Nesse dia, saímos de Schongau no km 361 da rota, onde havíamos pernoitado, conhecemos Steingaden no km 387 e Hablech no km 396. https://fridaviaja.wordpress.com/2022/10/21/dia-6-na-rota-romantica-steingaden-e-halblech/

Na sequência do dia, chegamos em Schwangau no km 406 da rota, onde estão os Castelos de Neuschwanstein e de Hohenschwangau.

Já no caminho, muita beleza. Como você imagina a estrada que leva ao castelo mais lindo do mundo?

O Castelo de Neuschwanstein, cartão postal da Alemanha, é o ponto alto para os apaixonados da Rota Romântica. Fica nas imediações da cidade de SCHWANGAU, no km 406 da rota, rodeado por quatro lagos e montanhas do Ammer. O nome Neuschwanstein é uma referência ao “cavaleiro do Cisne”, Lohengrin, da ópera com o mesmo nome.

Foi construído por Luís II da Baviera no século XIX, início em 1869 e finalizado em 1892. Inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. O Castelo foi construído em uma época em que castelos e fortalezas não eram mais necessárias e por conta disso foi tido como o Castelo do Rei louco.
Graças a loucura dele, hoje podemos ver e visitar essa maravilha da arquitetura que de tão lúdica e bela inspirou a Walt Disney na criação do castelo da Bela Adormecida.

O castelo é símbolo de romantismo e vale muito a viagem até ele.

Informações do Castelo de Neuschwanstein: Para se chegar até o castelo, você vai precisar deixar o carro no estacionamento perto do Lago Alpsee, na cidade de Schwangau e tomar um ônibus até a colina onde está o castelo ou subir a pé, o que não recomendo, perda de tempo… a não ser que tu estejas com muito tempo livre. A subida de ônibus tem horários combinados com as visitas do castelo, sobem e descem a cada 20 minutos. Custa 2 euros cada trajeto.

A visita na parte interna do castelo custa 17,5 euros e deve ser comprada no site oficial. É concorridíssimo e por isso deve ser adquirida com muita antecedência e no dia tens que ter pontualidade, 5 minutos de atraso do horário marcado e você não entra mais. https://www.hohenschwangau.de/en/tours-tickets/official-tickets

Uma curiosidade: O Castelo de Neuschwansteis é um símbolo da arquitetura romântica e apesar de ser uma construção recente, de 1869 ainda tem características medievais que remetem a uma fortaleza.
No entanto, esse castelo conta com certas modernidades: calefação central de ar quente, luz elétrica, água corrente fria/quente e até uma linha telefônica.
Deste modo fica fácil de dizer que viveria em um castelo medieval, né?!

Desde 1886 ele é aberto ao público, coincidentemente duas semanas depois da morte do seu Rei.
Outra curiosidade é que este rei teria construído esse castelo para se isolar e agora é um dos lugares mais visitados do mundo.

E aí?! Me conta o que você achou do castelo que serviu de inspiração para a criação do castelo da bela adormecida. Amou pouco? Amou bastante? Quer voltar? Quer ir conhecer?

SCHLOSS HOHENSCHWANGAU, o Castelo do Grande Condado do Cisne foi a residência de infância do Rei Luís II da Baviera.
Seu pai, o Rei Maximiliano II da Baviera o herdou em 1832 e o tornou seu palácio, mas esse castelo já está nos registros desde os anos 1090, conservando seu estilo neogótico. E sim, o Rei Luís II é o rei louco do Castelo de Neuschwanstein, então, esse era o castelo de seu pai.

A visita na parte interna desse castelo você pode comprar junto ao Castelo de Neuschwanstein, eu só o visitei por fora e já me senti satisfeita. Para ter acesso ao castelo é só subir a escadaria ao lado do estacionamento, o mesmo onde deixei o carro para pegar o ônibus do outro castelo.

LAGO ALPSEE: Depois de visitar dois belos castelos, nada melhor que um piquenique na beira do lago, não é mesmo?

E o lago: Alpsee, o maior algo natural da região. Lindo! O qual já tínhamos avistado dos castelos e estávamos só planejando a esticada da toalhinha…

O lago fica bem ao lado do estacionamento dos castelos, então foi tudo muito prático, deixamos o carro, fizemos os dois castelos e depois finalizamos com o piquenique no lago. Existem dois caminhos do Castelo Hohenshwangau até a margem do lago, indico descer pelo que fiz e aparece nas filmagens, que é a que segue depois dos portões do castelo. O piquenique foi com pizza e coisinhas do mercado, levei tudo e só tirei do carro na hora.

FÜSSEN, apelidada de: A alma da romântica Baviera.
Diretamente à beira dos Alpes, ficando vizinha à cidade de Schwangau e do Castelo de Neuschwanstein. Füssen fica no km 410 da rota.
Tem um centro histórico, do período medieval tardio, com o Hohem Schloss (Castelo Alto) e o Convento de St. Mang que abriga inúmeros tesouros artísticos e monumentos históricos que contam a história de quase 2.000 anos de Füssen.

Estivemos em Füssen no final da tarde do dia 6 na Rota Romântica, uma passadinha rápida, mas é uma cidade para se estar por uma 1 horinha ao menos, subir até o castelo, andar pelo centro histórico e visitar o convento.

Depois desse dia lindo, voltamos a Schongau, nossa cidade base para visitar essas cidades, dia seguinte encerramos a Rota Romântica, conhecendo a cidade de Schongau, Peiting e Rottenbuch.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: