







Depois fizemos uma parada no Museo Fonck, que apresenta uma coleção de objetos arqueológicos de povos antigos, incluindo um exemplar do grande Moai da Ilha de Páscoa que fica na parte externa. Depois você pode conhecer o Casino de Viña del Mar e a Avenida Perú, que é a principal da cidade, ficando na beira mar.
O Passeio em Viña terminou na Praia Renãca, que é a mais famosa, ali você encontra várias lojas e bares. Aproveitamos e almoçamos por ali, uma dica, se quiser economizar, suba algumas ruas e saindo da parte turística você vai encontrar mais lancherias e restaurantes com preços bem melhores que da beira mar.

Depois de almoçar pegamos o trem para Valparaíso.
Esse trem conhecido como “Merval” – Metropolitano Valparaíso, é uma linha que percorre pela costa e tem diversas estações nas duas cidades, Vinã e Valparaíso.
Foi um dos passeios de trem mais lindos que já fiz. Além da vista, sempre tem alguém fazendo um som pra ganhar a vida dentro do trem. Na ida haviam duas meninas tocando violino, e na volta havia um cara muito bom. Aquilo tudo ficou mais bonito com o sol se pondo no mar e eu tendo o privilégio de ver da janela do trem. (me procure no intagram, postei um video da viagem por lá, meu ID @angelica_fritzen).
VALPARAÍSO
A primeira vista ela pode até parecer uma cidade pequeninha, mas não é não. Tem cerca de 300 mil habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do Chile. E é até hoje uma das cidades mais importantes do Chile. É a capital legislativa do país e sede de importantes universidades.
Durante muito tempo até o século 19, Valparaíso era parada obrigatória para navios que viajavam entre os oceanos pacífico e atlântico. Isso mudou por conta do terremoto que praticamente destruiu a cidade, em 1906, e principalmente por conta abertura do Canal do Panamá, em 1914, que acabaram com o período de glórias da cidade.
A importância portuária caiu mas aumentou o papel turístico e cultural da cidade. Desde 2003, o centro de Valparaíso é patrimônio mundial da Unesco.
Acredito que a cidade ganhou o reconhecimento pelas charmosas casas coloridas que tomam conta das dezenas de morros da cidade. E principalmente pelos ascensores, ou elevadores, que funcionam como meio de transporte entre a parte baixa e a parte alta de Valparaíso.
Então, vamos conhecer Valparaíso turisticamente.
Em Valparaíso começamos subindo o Ascensor Artilleria. Essa atração fica no lado esquerdo da cidade, que parte da cidade baixa da Praza Weelwright.

O Ascensor Arilleria é uma espécie de elevador trem, é um dos mais antigos da região. Confesso que a aparência e a altura me deu um certo medo de andar, mas era isso ou não chegaria na atração principal da cidade, o Paseo 21 de Mayo.
Esse elevador é o que dá a maior vista de Valparaíso e por isso é o queridinho dos turistas.
E como esses elevadores são usados por moradores para chegarem em suas casas, já que a cidade se fez entre morros e baixadas, o custo é queridinho também, praticamente R$ 1,00 te leva a vista mais linda de Valparaíso.
Esse elevador é bem antigo e por isso o medinho inicial. Foi inaugurado em 1893 e se mantém com o mesmo sistema. Mas o medo é visual por que a segurança é garantida.
Passado o medo bobo de percorrer 175mts e chegar a uma altura de 50mts a vista é essa:

O Paseo 21 de Mayo é um mirante com vista panorâmica para toda a orla.
Deste mirante se pode ver toda zona portuária e o centro da cidade.
Junto do mirante há uma feirinha de artesanatos, quem curte ficaria horas por lá, mas praticamente visitando uma banca já se pode ver tudo que tem por lá; acredito que ali seja bom para quem goste de praticar a arte de pechinchar, digo passar em todas as bancas e negociar o mesmo produto pelo melhor preço, hehe.

Além da vista que o mirante proporciona, ele fica pŕoximo ao Museu Naval e Maritimo que conta um pouco da história do Chile.
Mas o que mais gostei de ter subido o Paseo 21 de Mayo foi perambular pelas ruelas e descobrir um pouco da originalidade do lugar.

Na foto abaixo se pode ver um pouco da geografia de Valparaíso, com seus morros e baixadas:’
Depois de perambular por lá, descemos de elevador novamente e caminhamos pelas margens do porto. Como o sol estava começando a descer nos porposrcionou o melhor de Valparaíso, a beleza do mar do Pacífico.

O dia terminou lindamente: O sol se pondo no mar e nós no trem voltando a Vinã del Mar ouvindo um músico tocando uma bela serenata. Final perfeito para um dia perfeito!
(veja no meu instagram o vídeo da viagem de trem) @angelica_fritzen
Hasta luego Fridinhas e Fridinhos!!!
Deixe um comentário