Dia 5 na Rota Romântica da Alemanha: Harburg, Donauwörth, Rain, Augstburg e Landsberg Am Lech.

Quem está acompanhando a Rota, deve estar pensando: todas as cidades da Rota Romântica são iguais?! Sim, igualmente lindas, mas cada uma tem uma característica que faz você ver de um ponto diferente.
Por exemplo:

HARBURG tem essa ponte que não vi nada parecido, o jeitinho dela em curva torna ela especial. Amei, foi uma coisa que me marcou e que sempre vou lembrar dessa cidade.

O castelo do século XI é tido como o mais bem conservado castelo da Alemanha. Outro “plus” desse castelo é a vista que se tem a partir dele para o vale.

Se pode chegar de carro até o portão de entrada, otimiza o tempo. Lá dentro tem um restaurante e se pode fazer uma visita interna pelo castelo, no entanto, é feita em grupos e pré-agendada.

As casas enxaimel do centrinho tem frentes barrocas, inspiradoras. Nessa cidade foi o nosso pernoite do dia 4 e a conhecemos na manhã do dia 5 pela Rota Romântica.

DONAUWÖRTH fica no km 212 da rota, fica situada no vale onde os Rios Wörnitz e o Danúbio se encontram. Diria que essa é uma das cidades imperdíveis a se visitar.

A antiga Werd, também chamada de a antiga Cidade Imperial Livre, tem 1000 anos de história para mostrar, através das suas casas e prédios exuberantes e imponentes da Estrada Imperial, destaque para a Igreja de Nossa Senhora, a Liebfrauenmünster.

A Estrada Imperial parte da antiga rota de Nuremberg à Augsburg.

É uma cidade a se visitar e investir ao menos 1 hora e se tiver um tempinho à mais… nessa cidade aproveitei para fazer umas comprinhas, tem uma loja de roupas que indico: SCHMID

RAIN fica no km 234 da rota, é bem pequenininha, charmosa, lembra um pouco a estrada Imperial de Donauwörth, o prédio da câmera municipal em estilo rococó chama atenção pela sua beleza. Por lá também vais encontrar o Tilly, um monumento em homenagem a um general da guerra dos trinta.
Nessa cidade, uma passadinha é o suficiente e se tiver que cortar alguma… essa seria uma delas.

E em Rain, uma das atrações é visitar um parque que é cuidado por uma floricultura, o Dehner Gartencenter in Rain. Para quem tem paixão por floricultura, quem sabe valha a visita, já eu achei tudo muito artificial e as plaquinhas de preços me tiraram o encanto de parque.

Outra atração é o Schloss Rain, um castelo que parece só uma casa grande, mas vale a passadinha na frente e fundos, mas também é só o que ele proporciona.

AUGSBURGO fica no km 275 da Rota Romântica. É uma das cidades mais antigas da Alemanha, fundada há mais de 2000 anos pelo imperador romano Augusto e teve seu auge nos séculos XV e XVI devido ao comércio à distância e aos negócios bancários dos Fugger e Welser. Então, é uma cidade enorme e bem modernizada, com Tram passando no meio do centro histórico. Glamurosa? É, mas acho que não é tão voltada para o turismo tal qual a Rota Romântica oferece.
Tem tempo livre? Passe para conhecer.

LANDSBERG AM LECH fica no KM 321 da Rota Romântica, tem uma história de 850 anos e é contada na sua ampla MarketPlatz, lá lhe chamará a atenção a Torre-Portão Schmalzturm e as suas orgulhosas casas burguesas e a Câmara Municipal.

Landsberg é famosa por sua prisão, onde Hitler esteve preso em 1924 quando tentou dar um golpe para assumir o poder. Lá ele escreveu seu livro Mein Kampf (minha luta). Depois ele igual acabou assumindo o poder.

Outro monumento muito visitado por Landsberg é a Mutterturm, a Torre que inspirou o conto de fadas: Rapunzel.
Esse fica ao lado do largo e forte rio Lech, aliás fim de tarde é muito lindo por lá, se pode tomar uma cerveja pelas pubs que ficam na orla.

Essa cidade, pela história, pela beleza da MarketPlatz, acho que vale a passada, 1 ou 2 horas são mais que suficiente.
Próximo post falo das cidades do dia 6 pela Rota Romântica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: