El Bolson, a cidade Patagônica referência em produção de lúpulo.

El Bolson, a cidade tida como a dos duendes e do lúpulo. A explicação para os duendes não obtive, sempre que perguntei obtive um riso malandro como resposta.

Já sobre a matéria prima do meu produto predileto, a cerveja (de preferência a stout que é minha paixão) o interessante é que 70% do lúpulo produzido na Argentina sai de El Bolson que também é o maior produtor da América Latina.

Outra coisa incrível de El Bolson é a energia jovem da cidade. Para quem curte boa música e considerando os somente 25 mil habitantes, tem muito rock de qualidade por m2. No verão, sempre tem bandas ao vivo nas cervejarias e bares da cidade.

A minha dica é o Patio Cervezeiro, onde em meio a boa comida e bebida, que por sinal tem um custo excelente, assistimos uma banda cover dos Beatles. Na volta ainda passamos em outro bar e debaixo de uma figueira se apresentava uma banda cover do Buena Vista Social Club. Sensacional!

DICAS DE PASSEIOS SEPARADAS PELAS DIÁRIAS:

Dia 1 em EL BOLSON:

CERRO PILTRIQUITOM

Neste dia o trekking foi diferente e fizemos um passeio exótico.
Perfeito para quem curte arte e tem preparo físico para subir até o Bosque Tallado.

Do centro até o Cerro Piltriquitom sobe-se mais ou menos 1400 metros de altitude, mas calma que se vai de carro até bem perto do final.

A parte de carro são 45 minutos de curvas bem sinuosas, rípio e penhascos. Dá medo? Dá, mas com cuidado até nosso carro alugado, um sedan popular, chegou tranquilamente.

Logo na chegada do estacionamento, há uma rampa de parapente. Avistamos vários deles e tornaram ainda mais linda aquela paisagem montanhosa e o vale.

Visto isso, é hora de iniciar a subida, que é quase uma escalada rústica em alguns pontos, mas nada que envolva um risco.

É uma subida bem íngreme, mas vale muito na chegada, é algo bem exótico e inspirador.

A ideia desse lugar surgiu depois de um grande incêndio que ocorreu nos 80 e devastou a floresta. Então, alguns artistas se reuniram e transformaram a floresta cinza e triste em um Museu a céu aberto fazendo esculturas nos troncos das árvores mortas.

A resiliência desse povo me inspirou.

Adorei o lugar e principalmente a ideia que tiveram, o mundo precisa mais desse olhar, de resiliência.

O bosque Tallado vai se renovando a cada encontro de artistas, o último foi em 2019 e o próximo se estima para 2022.
Por aqui já estiveram inclusive artistas brasileiros que deixaram suas marcas, assim como artistas do mundo inteiro.
Hoje são 60 obras que fazem do lugar que já foi tomado pelo incêndio, um lugar cultural.

Outra curiosidade: a madeira esculpida aqui é a Lengace, é um tipo de árvore que só cresce
acima de 1000 de altitude, o bosque está a 1420 mts.

Para quem vai com mais disposição e tempo há também uma trilha à mais para se fazer, que vai até o pico do Cerro Piltriquitom, mas essa só se pode ingressar até às 16h:30min.

No dia em que estivemos no bosque víamos uma névoa pelas cordilheiras, ficou bonito nas fotos, mas o motivo da beleza não era nada positivo. Depois na cidade, ficamos sabendo que estava em ocorrência um incêndio nas montanhas do Lago Puelo.

No outro dia víamos aviões e helicópteros atravessando as montanhas levando água do lago para conter as chamas.
Foi preciso até esvaziar um bairro por precaução, era triste e tenso.
Esse desastre aconteceu por conta de uma árvore que caiu sobre a rede elétrica, mas muitos desses incêndios iniciam com uma bituca de cigarro, então é por essa razão que é proibido fumar nos parques.

• 45 minutos de trilha dentro do Bosque Tallado
  • 1km de trilha em subida até o bosque que leva no mínimo 1 hora
  • 45 min de subida de carro até a entrada da trilha
  • custo da entrada: 200 pesos
  • A subida e a descida de carro é bem íngreme e de rípio, o que exige muita atenção, mas subimos e descemos tranquilamente no carro sedan que locamos.

Dia 2 em El BOLSON:

PARQUE NACIONAL LAGO PUELO

Principal passeio para quem visita El Bolson e para nós foi nosso segundo passeio na cidade do Lúpulo.

É um parque de fácil acesso e o estacionamento fica bem em frente ao Lago Puelo, de onde se tem uma vista linda das montanhas que mesmo no verão ainda tem um pouco de neve no topo.
Esse é outro passeio para se fazer com crianças, bem tranquilo.
No verão os argentinos o usam como praia e passam o dia na orla. Nós levamos o mate e um lanchinho e tiramos até uma soneca por lá. Depois de descansados porque não trilhar?!

Do Parque Nacional Lago Puelo saem várias trilhas, umas mais leves e outras nem tanto, escolhemos uma pelo bosque íngreme da montanha e que faz uma volta no lago e claro com vistas lindas.
Essa trilha se chama Mirante del Lago, 6 km e pelas escaladas rústicas em meio às pedras pede um cuidado à mais.

Na volta da trilha banho geladinho para renovar os dedinhos para a próxima trilha.

Entrada gratuita
Tem estrutura com banheiro, venda de comes e bebes.

Já no caminho para ESQUEL, nossa quarta parada, fizemos mais um passeio.

Dia 3 saindo de ESQUEL:

LABIRINTO PATAGÔNIA

É preciso perder-se para encontrar-se! Laberinto Patagônia! Nesssa energia conhecemos o maior labirinto da América do Sul.

São 10 mil metros de ciprestes de 2 metros de altura que formam o Laberinto.

A localização do lugar também é privilegiada, um pequeno planalto com uma vista de 360 das montanhas ao redor.

Este é outro passeio de fácil acesso, perfeito para família. Por lá tem vendinha de artesanatos e uns comes e bebes, a graminha e a sombra das árvores é convidativa para um piquenique. Há também umas edículas de descanso pelo parque.

Informações:

• Fica no caminho de El Bolson a Esquel. El Hoyo é o nome da cidade, fica somente 3.7 km da Ruta 40, distante 15 km da El Bolson.
  • A entrada custa: 750 pesos

HOSPEDAGEM:

Em El Bolson locamos um dupléx da Sublime, contratamos pelo Airbnb e fomos felizes na escolha.

A diária custou 6.400 pesos.

Essa empresa tem vários tipos de acomodações, apartamentos, dupléx…