Ruta Los 7 Lagos até San Martin de Los Andes

Esse post começa falando sobre a Ruta dos 7 Lagos que foi nosso caminho de Villa La Angostura até San Martin, cidade assunto principal deste post.

Essa famosa rota na verdade é uma parte da Ruta 40, cheia de belíssimas vistas!

Utilizamos a Ruta Los 7 Lagos para irmos de Bariloche à Villa La Angostura, depois até San Martin e dias depois para voltar até Bariloche. Caminhos sempre com paisagens estonteantes.

Trajetos pela Ruta dos 7 Lagos:
Bariloche à Villa La Angostura: 83 km
Villa La Angostura à San Martin de Los Andes: 110 km

Estrada em perfeito estado e sem pedágios.
Curvas? Sim e são elas que dão um contorno ainda mais bonito ao lugar! Perigosas? Não achei, mais suaves que as da nossa Serra Gaúcha.

Chegando em San Martin as belezas não param, aliás eu penso que em certo ponto da viagem meus olhos se acostumaram com tanta beleza.

Primeiro dia em San Martin de los Andes:

Mirador Bandurrias e Islita de Lácar na comunidade Mapuche Curruhuinca

Passeio de fácil acesso, pouca caminhada e fizemos ele na parte da tarde, depois de chegarmos de Villa La Angostura.

Esse lugar faz parte do Parque Nacional Lanin. Para chegar no mirador e na islita tu vais ingressar em uma comunidade Mapuche Currihuinca.

Dentro da comunidade tu vais fazer uma trilha aberta de 10 minutos que chega até o Mirrador Bandurrias de onde se vê o Lago Lácar e a Ruta 40.
É um lugar de muito vento, mas com uma vista incrível, especialmente no pôr do sol, então tente estar lá por este horário, só não fique para o breu total por conta dos penhascos que vais enfrentar na volta para a cidade.

No sentido inverso ao mirador tem uma curta trilha que dá nessa vista da foto da direita, uma bela visão da cidade de San Martin de Los Andes.

Aí tem uma segunda trilha que se pode ir de carro para bem perto do final, onde se chega até a praia e de frente para a Islita de Lácar, que é lindaaa!

No caminho até a praia tu vais passar por dentro da comunidade mapuche, verás uma escola, casas e se tiver oportunidade, converse um pouco com um nativo, são pessoas muito atenciosas e cheias de histórias enriquecedoras para contar.

Informações:
– Paga-se 150 pesos para entrar na comunidade.
– Cuidado na estrada pois é estreita, de rípio e com penhascos.

Segundo dia em San Martin de Los Andes:

Passeio pelo Parque Nacional Lanin até as proximidades do vulcão Lanin.

É um passeio todo feito de carro, perfeito para quem vai à Patagônia com crianças ou para quem, como nós, estávamos precisando descansar as pernas dos últimos trekkings em Villa La Angostura.

Você percorre 37 km dentro do parque costeando os lagos Huechulafquen e Paimúm com vistas para o vulcão Lanin.

Esse parque tem partes fracionadas pelas comunidades Mapuches, então tu vais passar por vários campings com estrutura para acampamento e algo para comer. Há também uma parte com cabanas e pousada.

As fotos acima são de um dos primeiros campings.

Uma das vistas mais perfeitas com o vulcão Lanin é na área da Igreja.

Chegando na Igreja, siga mais um pouco à frente, de lá se tem uma vista muito linda do Lago Paimúm; é uma ótima oportunidade caso você esteja procurando o lugar perfeito para banho em águas calmas.

Na igreja o parque termina e tem-se que voltar pelo mesmo caminho. Aproveitamos para entrar em mais um camping e esse vai ser minha dica para quem deseja passar uma noite no parque.

O camping se chama: Hueney Mawizza Amigos de la Montaña
Zap 2944935406 Sérgio
Hospedagem em torno de 4mil pesos com café da manhã e Wi-Fi.

Tem uma vista linda para o lago e os anfitriões são muito atenciosos, oferecem a hospedagem com toda a alimentação.

Para passar o dia no camping, sem hospedagem, são 300 pesos; outros campings tem custos diferentes, mas em torno desse valor.
Neste camping também há locação de kayak, aproveita.

Informações do Parque Nacional Lanin:
– Custo da entrada ao parque: 1.820 pesos
– De San Martin até o Parque se leva um pouco mais de 1 hora e dentro do parque o tempo é você quem faz, mas são muitas paradas para fotos, separe uma tarde inteira.
.

Sobre outro passeio em San Martin…

Um passeio que muitos recomendam e eu não achei lá grandes coisas é a praia do Lago Lolog. Mas talvez se tu ter tempo sobrando ou talvez tu queira muito ir até lá para tirar uma foto da placa que informa o nome da rua de acesso a praia: El Boquete. rsrsrs

HOSPEDAGEM:

Em San Martin ficamos no hotel Del Viejo Esquiador de Rotui, a localização dele é ótima, como San Martim é uma cidade com muitas opções para a noite, penso que seja mais interessante ficar bem no centro.

Segue o contato do hotel: +54 9297240-6433

http://www.booking.com/Share-kcUFja

RESTAURANTES

San Martin de Los Andes é uma cidade bem jovem, com muita opção de bares, restaurantes e até um pátios com food trucks na orla.

Foto 1 foi do primeira cerveja negra da noite, no pátio de food truck que fica em frente a orla.

Foto 2 e 3 do Restaurante Dublin.

Uma dica imperdível de bar\restaurante é a Dublin. Fica numa das avenidas principais, a comida é uma delícia e o ambiente externo é muito lindo, assim como o interno.

Outra dica de bar é o “Restinga” também no centro da cidade.

No outro dia, levantamos e tomamos um delicioso café da manhã e antes de pegar a estrada passamos na praça principal de San Martin. É outra praça muito bem cuidada e com rosas como atração principal

Próximo post será de Esquel, nossa terceira parada dessa trip Patagônica pela Ruta 40.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: